quarta-feira, 9 de março de 2011

Estágio de Carnaval 2011


Nos dias 6, 7, e 8 de Março decorreu em Vila Nova de Cerveira um estágio com os iniciados henriquinos.
A viagem de ida foi um pouco demorada, já que o único carro de transporte disponível no clube era a carrinha com mais de vinte anos, também o atrelado que transportou os barcos era emprestado pelo CDUP. Mas chegamos lá!
A manhã foi preenchida com a normal montagem dos barcos e um pequeno treino na água. O almoço à beira rio, com as iguarias que os atletas levaram, foi logo de grande festa entre os atletas. Seguiu-se o treino da tarde, e logo depois fomos até à Pousada onde íamos pernoitar.
Após o jantar, tivemos o prazer de ouvir uma palestra sobre "Higiene do Atleta" realizada pela enfermeira Susana, que gentilmente nos acompanhou durante todo o estágio. Durante a apresentação, foi proposto aos atletas e treinadores que realizassem um desenho onde representassem o que significava o desporto para cada um deles, de seguida, cada um apresentou o desenho aos colegas. Logo depois, cada atleta recebeu um flyer, onde encontravam algumas frases que alertavam para os benefícios de tomar banho após o treino. A sessão continuou com a leitura em voz alta e discussão do assunto.
Houve logo quem dissesse "Amanha quando me levantar vou logo tomar banho". Parece que resultou!
Seguiu-se a noite, uma longa noite...
Parece ser sempre difícil estes atletas dormirem as horas todas na primeira noite, mas dessa forma alguns mostraram-se logo prontos para uma corridinha mesmo antes do nascer do sol!
No segundo dia, o programa ditou uma hora de caminhada na subida até ao Cervo no cimo das montanhas, onde se tem uma vista fantástica para o Rio Minho.
Á tarde, no treino na água, já foi possível haver uma interação com os atletas do clube anfitrião, ja que treinaram todos à mesma hora. Começaram então os primeiros conhecimentos para a festa de Carnaval.
Depois de um jantar apressado, os atletas vestiram as suas mascaras e seguiram para a festa. Esta, apesar de muito molhada devido à guerra com pistolas de água e outros, foi de grande interacão dos fantasiados. Realizado o desfile carnavalesco e dada a pontuação aos participantes foram entregues os prémios aos vencedores. O melhor disfarce foi para um atleta de Cerveira que fantasticamente correu e saltou toda a noite com tacões de 10cm nos pés!!
Ao terceiro dia, realizamos umas competições entre clubes e, mais interessante ainda, mista de clubes, onde alguns atletas mataram a curiosidade de remar com aqueles adversários que mais admiram.
O estágio chegaria ao fim com um grande picnic, e confraternizaçao com atletas e pais de todos aqueles que participaram neste estágio.
Agradecemos:
à Associação Desportiva e Cultural da Juventude de Cerveira e seu presidente, Sr. Soares, que nos recebeu no seu posto náutico;
aos treinadores da ADCJC;
ao Rui Alves que aceitou a proposta dos treinadores henriquinos, e desde inicio se disponibilizou a satisfazer essas propostas;
ao Sr. Pereira e Sr. Ramalho que realizaram os transportes do atrelado;
ao CDUP que disponibilizou o atrelado;
à enfermeira Susana por ter aceite o convite dos treinadores;
ao Sr. Oliveira pela oferta de mascaras de carnaval.

Fotos do estágio aqui , festa de Carnaval também aqui .
Fotos e desenhos aqui

6 comentários:

salete disse...

deve ter sido espectacular o estágio, ainda me lembro quando o sr. oliveira chegou ao clube com uma caixa com os disfarces e disse que o melhor era para o treinador xD

Duarte disse...

http://www.youtube.com/watch?v=9BXxL9gztO8&feature=player_embedded#at=53




temos de arranjar destes!

salete disse...

muito bem mascarados (;

Jorge disse...

Um estágio a repetir! Suponho que foi mais que remar noutro rio, foi mais que conhecer outros atletas, outro clube...acredito, que foi uma experiência de vida positiva, para atletas, familiares e treinadores. O CNIDH contribuiu para o "crescimento" de pessoas, pois é com estas vivências que todos evoluímos. Desporto também é isto...é integração social, é bem estar, é saúde, é cultura...é alegria. Os meus aplausos para o Nuno Coutinho.

Suzana disse...

Foi um prazer acompanhar este grupo e poder partilhar com eles algumas ideias. Foi muito interessante ver como traduzem no papel o que vai no seu jovem mas já produtivo saber.
E concordo foi muito mais que conhecer outro rio...

Ines Duraes disse...

é altura para dizer : quero voltar a ser iniciada !
acredito, pelo "diário" que fez, que deve ter sido um bruto estagio :D

continuação !